Assédio. Como identificar.

Assédio. Como identificar.

O que é Assédio:

Assédio consiste numa perseguição insistente, prolongada, repetitiva e inconveniente que tem como alvo uma pessoa ou grupo específico, afetando a sua paz, dignidade e liberdade.
Existem diferentes tipos de assédios, como o moral, sexual, psicológico, virtual, judicial, entre outros. No entanto, todos são baseados no princípio de perseguir e forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade. Para o serviço de denúncias da VICTOR MACHADO, assédio psicológico, virtual e/ou judicial será considerado como assédio moral. O assédio não está ligado à condição hierárquica e nem ao sexo de quem está sendo assediado. Como exemplo, um funcionário homem pode assediar sua chefe mulher ou ainda uma chefe mulher pode assediar uma funcionária mulher.
Assédio moral é um tipo de violência em que determinada pessoa humilha, constrange, ofende e ataca a dignidade de outra. O assédio moral no trabalho consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações humilhantes e vexatórias.
Assédio sexual é um tipo de violência que se caracteriza pela insistência de determinada pessoa em se insinuar sexualmente para outra, provocando desconforto nesta última.
Para mais informações sobre os tipos de assédio e como são caracterizados veja aqui:
 
Assédio moral:
Assédio moral é um tipo de violência em que determinada pessoa humilha, constrange, ofende e ataca a dignidade de outra. O assédio moral no trabalho consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações humilhantes e vexatórias.
Não existe uma legislação específica no Código Penal brasileiro para tratar deste tipo de abuso psicológico. Mas, de acordo com a Justiça, caso seja provado que o trabalhador é alvo de assédio moral, o acusado passa a responder por crime de danos morais.
Podem existir diversos motivos para que uma pessoa seja alvo de assédio moral no trabalho, porém uma das principais causas é forçar o funcionário a abrir mão do emprego e pedir demissão, visto que assim perderia alguns direitos relativos a indenização, por exemplo. O assédio moral pode provocar danos psicológicos e físicos na pessoa, sendo este último decorrente do grande stress causado pela constante humilhação e provocação. Síndrome do pânico, ansiedade, problemas gástricos e emocionais são algumas das consequências que o assédio moral pode acarretar para o assediado. Em geral, para que o assédio moral seja reconhecido, é necessário que a conduta seja repetitiva, funcionando como uma espécie de perseguição. Dessa forma, a situação deve ser praticada mais de uma vez pelo assediador. No entanto, sempre é necessário avaliar cada caso concreto.
Exemplos de assédio moral no trabalho
  • Atribuir erros imaginários ao trabalhador;
  • Dar instruções erradas para prejudicar o trabalhador;
  • Fazer críticas ou "brincadeiras" de mau gosto em público;
  • Não dar nenhuma tarefa;
  • Impor horários injustificados;
  • Forçar a demissão do funcionário;
  • Punir injustamente;
  • Não transmitir as informações necessárias para o desempenho da atividade do funcionário;
  • Humilhações públicas ou privadas;
  • Tirar instrumentos de trabalho do funcionário (computador, mesa, telefone e etc.), com o intuito de causar constrangimento neste.
O que não é assédio moral
  • Exigir o cumprimento das regras, manuais, códigos, cobranças e avaliações de seus empregados;
  • Transferir um funcionário de posto em decorrência de uma prioridade institucional;
  • Cobrar a execução do trabalho;
  • Chamar a atenção por um comportamento inadequado do funcionário.
Estou sofrendo assédio moral no trabalho. O que devo fazer?
Sofrer assédio moral dentro da empresa é uma situação bastante delicada. Porém, é necessário que o empregado saiba reconhecer as situações que configuram o assédio, bem como, a melhor forma de se proteger. Como agir:
  • Primeiramente é importante que a vítima resista às ofensas, buscando não reagir. Também é importante que o empregado anote as datas, horários, o nome do agressor, nomes de outras pessoas que presenciaram o ocorrido, bem como, o conteúdo da conversa. Procurar a ajuda de colegas que testemunharam o fato, ou mesmo sofreram os mesmos constrangimentos, também é uma boa estratégia.
  • Para não deixar que a situação fique ainda pior, evite ao máximo conversas particulares com o agressor. Procure manter a comunicação via e-mail, ou na presença de outras pessoas.
  • É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Assédio sexual

É um tipo de violência que se caracteriza pela insistência de determinada pessoa em se insinuar sexualmente para outra, provocando desconforto nesta última.
O assédio sexual costuma acontecer em ambientes de trabalho, quando o funcionário(a) é por vezes ameaçado, chantageado ou mesmo vítima de avanços sexuais (verbais ou físicos) sem o seu consentimento.
 
Fonte: <https://www.significados.com.br/assedio/ > consultado em 28/12/2018